Missão Africa

Missão Franciscana de Nossa Senhora do Amparo em Angola- África

A missão primária da Igreja é anunciar o Evangelho garantindo a relação entre a fé e a vida. (Cf.DA 331)

Padre Siqueira, no sermão de Pentecostes, manifesta sua vocação missionária: “A Sabedoria de Deus personificada em Jesus Cristo deve repercutir em todo o universo, para que o mais humilde africano pudesse também adorar o seu Criador, conhecendo-o como autor de sua existência”.

Nossa Congregação alimentava, há anos, o desejo de expandir-se, numa missão “Ad Gentes”, junto ao povo africano, para tornar visível o amor misericordioso do Pai, com seu jeito de ser amparo, especialmente para com os mais empobrecidos.

No ano de 2005, contando com a colaboração de Frei Sebastião Kremer e das Irmãs Franciscanas de São José, iniciamos nossa experiência missionária intercongregacional, em Angola. Nossa Irmã Maria das Dores Rodrigues de Moura, com muito entusiasmo e alegria, partiu em missão. Foi acolhida na Fraternidade São José Operário, na Lixeira-Sambizanga, Província de Luanda, pelas Irmãs Franciscanas de São José.

O tempo foi passando e somente em dezembro de 2009, as Irmãs tiveram a graça de iniciar os trabalhos missionários da nossa Congregação, contando agora com três irmãs que assumiam os trabalhos com as crianças na Escola e a evangelização no Bairro de Muzende  na cidade de Viana – Luanda – Angola – África . Cantamos as glórias ao Senhor que ampara os pequeninos e luta a favor deles.

A primeira Fraternidade Franciscana do Amparo, em Angola, foi  oficialmente instalada pelo  Senhor Bispo, Dom Joaquim Ferreira Lopes, no dia 31/05/2010. Celebrando a Missa festiva de Nossa Senhora do Amparo e a bênção da casa. Ele falou  em sua  homilia: “Esta fraternidade é como uma vela acesa, neste local. Que seja um raio de luz, um espaço sagrado para este povo. Peçamos a Deus por todas as pessoas que nesta casa entrarem sejam abençoadas e encontrem a paz, a fraternidade, a união, o amor. O povo angolano acredita muito nas religiosas e delas espera um testemunho de fidelidade ao Evangelho.”

O carisma do Amparo nos move para a missão de viver o amparo de Deus no mundo e aprender com Maria a nos colocar a serviço.

 “Porque tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, fui peregrino e me acolhestes, estive nu e me vestistes…” Todas as vezes que saciamos a fome e a sede de alguém, estamos levando o amparo de Deus ao irmão que sofre nas periferias existenciais da vida.

A missão vai se expandido e hoje contamos com a presença das Irmãs Franciscanas do Amparo em duas realidades:

Fraternidade Nossa Senhora do Amparo em Luanda- Angola

Trabalho de Evangelização e missão, através da Educação na Escola. A escola atende desde a Educação Infantil até a 9º Classe.

Fraternidade Nossa Senhora do Amparo em Cavungo – Angola

Trabalhos de Evangelização e Catequese, na comunidade e nas aldeias.


 Vídeos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*