Homenagem – Irmã Irene

Nesta da manhã de domingo, dia 14 de maio de 2017, faleceu, em Barra do Rio Grande/BA, Irmã Irene de São Pio X. Ela estava internada no Hospital da Cidade, sua saúde já era bastante frágil e nestes últimos dias de agravou.

Sua vida foi um hino de louvor e gratidão a Deus, através da missão e da doação de vida aos mais simples e sofridos. Foi uma grande missionária do Evangelho com a vida.

Irmã Irene, em sua caminhada apostólica sempre contou, como o apoio e ajuda de Dom Luiz Flávio Cappio, OFM.

Quando morava em Petrópolis, seu apostolado de catequese junto às família e crianças era no Bairro das Duchas.

Desde o ano de 1984, assumiu um apostolado missionário na cidade de Irecê/BA, e nestes últimos anos por motivo de saúde, exerceu o apostolado da oração e da entrega. Acolheu as limitações da vida com fé e tinha um semblante alegre e grato ao Pai co Céu.

O corpo da Irmã Irene, foi velado na Capela do Palácio Episcopal, na cidade de Barra do Rio Grande/BA e o sepultamento aconteceu às oito horas, do dia 15/05/2017.

Na visita que Irmã Jailda, fez à Irmã Irene no ano de 2015, por ocasião da festa dos seus 80 anos, ela escreve:

            “Na homilia da missa, Dom Luiz Flávio, com imensa gratidão, falou sobre Irmã Irene. Ressaltou três aspectos em sua caminhada: Mulher missionária, Mulher pobre e dos pobres e Mulher de oração. Disse que Ir. Irene sempre foi uma grande missionária; quando morava em Petrópolis, acompanhava o povo do bairro das Duchas, subia o morro para estar no meio deles, no meio dos pobres; tinha uma preocupação exemplar para com eles. 

            Quando foi para Bahia, morou em Irecê, também no meio dos pobres. Escolheu morar em um bairro de nome Malvinas; o mesmo tinha este nome por causa da violência que era grande, da prostituição e das drogas. Ir. Irene lá se colocou no meio deles e de modo simples: escutando-os, ensinando bordado e buscando melhorias para aquelas pessoas. Conseguiu escola, posto de saúde, posto policial e conseguiu mudar até o nome daquele bairro de Malvinas para São Francisco. Conseguiu sobretudo tocar o coração dos homens e mulheres que ali viviam, crianças, jovens, adultos e idosos.

            Como Mulher do pobre, Ir. Irene sempre se preocupou com os pobres, indo ao encontro deles, colocando no meio deles e com seu jeito simples buscava ajudá-los, escutando-os, visitando suas casas e sempre de braços abertos acolhendo a todos.
É uma Mulher de oração. Desde que ele a conhece, ela sempre foi uma mulher de oração; todos os dias rezava 8 terços e no domingo se dedicava a meditação da Palavra de Deus. Sempre teve uma profunda vida de intimidade com o Senhor. 

  1. Luiz ressaltou ainda que em seu ministério sempre contou com a intercessão da Ir. Irene. Finalizou sua homilia louvando e agradecendo a Deus pelo dom da vida de Ir. Irene.

            Em seguida, a senhora Maria, de Irecê/BA, cantou uma linda música em homenagem a Ir. Irene e ressaltou o quanto ela é amada pelo povo de Irecê. Logo após, a doutora Eloá também agradeceu a Deus pela presença de Ir. Irene e ressaltou que faz 30 anos que elas se conhecem e que Ir. Irene sempre foi uma grande mulher, mulher da luta, dos pobres e do povo de Deus.

            Depois, em nome da Congregação, também dirigi a Ir. Irene e aos presentes um louvor a Deus pelo dom da sua vida; ressaltei sobretudo a mulher de fé, mulher de Deus que, com seu jeito evangélico leva Deus ao povo e o povo a Deus.

            Conversando com D. Luiz ele diz que é muito grato pela presença de Ir. Irene e que ele tem certeza que as orações dela vão direto para Deus. Ela não está ali por estar, mas que é canal das bênçãos de Deus para ele e toda a diocese.

            Percebi que ele tem um imenso carinho por ela e ela por ele. Ela o chama de queridinho.
É lindo perceber o cuidado de D. Luiz para com Ir. Irene. Todos os dias ele reza com ela, às 5h da manhã, ao meio dia na mesa, às 18hs e, antes de dormir, ele sempre passa no quarto e reza o Magníficat. Como também é ele quem faz o prato dela, isto todos os dias.

            O que mais me chamou atenção é que a nossa querida Ir. Irene é uma mulher feliz, profundamente feliz.

            E, com certeza, é uma grande intercessora por nossa Congregação.
Oxalá, possamos como Ir. Irene, nos destacar como Mulheres missionárias, Mulheres pobres e dos pobres e Mulheres de oração.”

Irmã Jailda,cfa

 

Slide show:

Pouco da trajetória da vida da irmã Irene – Clique aqui

 

Galeria de fotos:


 

 

Neide Neide Ir. Irene cumpriu sua missão. O céu se enche de alegria com sua chegada. Descanse em paz irmã Irene.

Nadia Alves Descanse em paz e que Deus conforte o coração daqueles com quem conviveu. Amém.

Joceli Manfrin Meus sentimentos e preces

Almerinda Chaves Saudade de antes e de agora!
Alegrai o seu coração no Senhor!

Iodio Selson Meus sentimentos e dizer que vamos mais confiar em Deus, afinal todos nós o caminho é esse.

Santo Morais Meus pêsames.

Carina De Fátima Marcelino Descanse em paz irmã Irene.🙏

Carmem Lúcia Almeida Descanso eterno – daí – lhe Senhor

Carmem Lúcia Almeida Solidariedade a Congregação

Marli Machado da Silva Meu abraço a vcs todas. Deus conforte seus corações. Bjs

Eleniza Pereira Deus seja louvado pela vida de entrega e doação. O céu se rejubila com a sua chegada. Descanse em paz.

José Ariovaldo da Silva Lembro-me de Ir. Irene com muito carinho. Viveu intensamente a vida, bem no caminho daquele que hoje, quinto domingo da Páscoa, ano A, novamente se nos apresentou como Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,1-12). Bem neste dia, depois de ter vivido no Cam…Ver mais

Marilisa Bueno Campos Minhas orações a essas pessoas lindas.

Luciana Medeiros Piancó Descanse em Paz…

Lilian Lipe Lavínia Meus sentimentos . Que o senhor Jesus coloque ela em um bom lugar

Harison Melo Meus sentimentos

Dorinha Rodrigues De Moura Nos antecipou, e junto a Deus intercede por nós !

Zenilda Luzia Petry Obrigada pelo testemunho dado e pela luz deixada. Sentimentos e solidariedade para com a Congregação.

Anelice Ferreira Descanse em paz! Que Deus a coloque em um bom lugar!

Lourdes Lima conheci Ir Irene no Amparo Petropolis conversamos muito tinha o coração cheio de Deus.me sentia forte.me encinou muito .descanse em paz.

Marize Sacchetti Magalhaes Que lhe dê o descanso eterno. Amém