REFLEXÕES E ARTIGOS

REFLEXÕES

Maria, mulher de tantos nomes, mãe de muitos povos, presença singela e terna entre nós!

Nunca houve na história da humanidade uma mulher que foi tão agraciada por Deus, como Nossa Senhora. No relato da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda, dizendo: “Ave Cheia de Graça…!” Imaginemos o anjo falando e vejamos a reação de Maria ao ser surpreendida por ele. Somente quem está cheia da graça de Deus é capaz de perceber a grandeza de uma saudação e reagir com tanta humildade e tamanha surpresa. Mas o anjo continua: “És bendita entre todas as mulheres! E bendito é o fruto do teu ventre!”

Maria, ao ouvir a saudação do Anjo, percebe que a graça maior não era ela, mas o Filho de Deus que ela havia de conceber. A Jovem, envolta a tanta emoção, faz a seguinte interrogação: “Como irá acontecer isto?” E Gabriel lhe responde: “[…] O poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra (Lc 1, 34b). Através da afirmação de que Maria se encontrava à sombra do Altíssimo, concretiza-se na vida dela o Salmo 90,4: “Ele te cobrirá com suas plumas, e debaixo de suas asas te refulgias; sua fidelidade é um escudo e uma armadura.” A partir desse momento, Nossa Senhora se põe inteiramente à disposição do Projeto de Deus e se torna toda de Deus, ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” Ela manifesta a sua intimidade para com a Palavra de Deus e confirma em sua vida o que relata o Salmo 34, 23: “O Senhor resgata a vida dos seus servos, e ninguém dos que nele têm refúgio será punido.” Após o sim de Maria, o Anjo se retira. A fidelidade da Mãe de Deus e nossa, desde a concepção de Jesus até Pentecostes, fez-lhe merecedora da graça da realeza. Com o dogma da Assunção, a Igreja declara que Maria foi assunta ao céu. E ao ser assunta aos céus, Maria se torna rainha do céu e da terra.

Padre Adroado, SJ, em um dos seus textos, ao falar da Ascensão de Jesus, diz que “ … em Cristo, céus e terra se encontram… e que a terra termina no céu”. (Disponível em: https://ignatiana.blog/ acesso em: 2021/05/14). Portanto, Nossa Senhora, ao ser elevada, assunta aos céus, também aproxima céus e terra. A Coroação de Nossa Senhora, feita pela Igreja em oração, é um gesto de amor, de agradecimento e de fé através do qual demonstramos que Nossa Senhora, além de ser Mãe da humanidade, é também Rainha.

Maria, mulher de tantos nomes, mãe de muitos povos, presença singela e terna entre nós, é mãe que ampara e cuida de toda humanidade. Faz-se presente em todos os momentos da nossa vida, sejam eles de alegria ou de dor, de luz ou trevas. Ela está sempre ao nosso lado a nos abençoar e a nos conduzir ao seu Filho. Que possamos confiar a nossa vida e a de toda a nossa família aos seus cuidados de Mãe. Amém!

(Por: Irmã Lucinalva Soares da Silva, cfa)

REFLEXÕES

O Padre Siqueira e a Bíblia

O Padre Siqueira, desde moço, inspirado pelo Espírito Santo idealizou servir a Deus, a sua Igreja, Pátria e a família brasileira. Inclinado à vocação Sacerdotal, depois de imensos sacrifícios, tornou-se Sacerdote. Desde o seminário, procurou alimentar o seu sonho. Educar crianças órfãs e pobres. Depois de Sacerdote, continuou em sua mente com o mesmo pensamento. Fundar uma Instituição de Educação para proteger e educar crianças órfãs e carentes. Eis que na Bíblia Sagrada encontra justamente as palavras de Jesus nos santos Evangelhos, valorizando as crianças. (No tempo de Jesus as crianças eram menosprezadas). Eis a lição evangélica. “Guardai-vos de desprezar um só desses pequeninos! Eu vos digo que seus anjos no céu contemplam, sem cessar, a face do meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10) Em outra ocasião as mães levaram algumas crianças para que Jesus as abençoasse e os discípulos, porém, as afastavam. Jesus lhes disse: “Deixai vir a mim estas crianças e não as impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham.” Jesus lhes impôs as mãos, abençoou-as e seguiu o seu caminho. (Mt 19,13-15)

Assim, o Padre Siqueira, inspirado nas páginas do Evangelho, criou coragem e ânimo para fundar o Instituto, a fim de dar a realização do seu sonho. Não faltou dificuldades e cruzes de todo tipo; mas ele as enfrentou com muita fé, esperança e amor até o final de sua vida. Chegou ao ponto de dizer e escrever com firmeza: “Ou o triunfo ou a morte de uma empresa que considero divina.” É verdade. Até os nossos dias podemos ver e constatar, que se tornou uma verdadeira profecia. Quantas crianças foram salvas e felizes na vida, através da educação e amparo das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, há mais de um século?

A vida tem um colorido que a própria pessoa dá; diz um autor desconhecido. Algumas vidas tomam cor de luto, outras cinzentas e comunicam isso em seu ambiente. Felizmente, há vidas que irradiam esperança, alegria, amor e felicidade. Qual seria a cor de Jesus Cristo? Rosa… Verde…. Azul? Certamente. E também vermelha do amor, da imolação e do martírio. Idêntico a de Jesus é a do Padre Siqueira. Ele, também como Jesus, se imolou continuamente, até as últimas consequências por amor as crianças, aos pobres e a Pátria. Tudo pela causa da caridade evangélica. Como a vida do Padre Siqueira, poder-se-á dizer também da Irmã Francisca Pia – Mamãezinha, sua fiel cooperadora.

Irmã Lourdes, cfa

Escrito 17/07/2004

REFLEXÕES

HORA SANTA VOCACIONAL

25 de abril de 2021

À luz da mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial de Orações pelas Vocações

“SÃO JOSÉ: sonho da vocação” Sonho – Serviço – Fidelidade

 

ALTISSIMO, GLORIOSO DEUS, ILUMINA AS TREVAS DO MEU CORAÇÃO. DÁ-ME FÉ RETA, ESPERANÇA CERTA E A PERFEITA CARIDADE. PARA QUE EU CUMPRA TUA SANTA VONTADE!

Dir.: Paz e Bem a todos vocês que nos acompanham neste momento de Adoração Vocacional. Celebramos hoje, neste 4° Domingo da Páscoa – o Domingo do Bom Pastor – o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O Papa Francisco nos convida a voltar o nosso olhar e o nosso coração para o Céu, em oração pelas vocações. A vocação é Dom de Deus. Chamado divino para uma consagração e resposta humana, livre e generosa. Neste dia especial de oração, queremos em comunhão com toda a Igreja oferecer a Jesus, o Bom Pastor, nossas fervorosas orações suplicando a força, a coragem e a fidelidade para os nossos sacerdotes, religiosas e religiosos. Ao mesmo tempo, pedirmos pelas vocações, a fim que mais jovens sejam capazes de oferecer suas vidas a Deus, no serviço alegre e generoso aos irmãos, através de uma consagração radical. Acolhamos, com São José, a presença de Jesus no meio de nós, cantando…

Canto para expor Santíssimo:1020

(Jaculatória…) – cantado

 Dir.: Diante de Jesus Sacramentado, Ele que é a razão da nossa vida e vocação, queremos colocar em teu coração tudo o que trazemos no nosso mais íntimo. Por isso, você que nos acompanha pode colocar no chat quais as suas intenções, motivações, angústias, pedidos e agradecimentos. Aproveite este momento de intimidade com o Senhor, permita escutar a sua voz. Como é bom estarmos aqui, como é bom sentir o Teu Amor, a Tua misericórdia.(Intenções online)

Meditativo: COMO É BOM SENTIR O TEU AMOR TOCAR EM MIM/ COMO É BOM SENTIR O TEU AMOR TOCAR EM MIM/ O TEU AMOR TOCAR EM MIM. BRISA SUAVE/ VENTO IMPETUOSO/ CHAMA QUE QUEIMA E PURIFICA/ FOGO QUE DEVORA.

Dir.: Senhor, apresentamos diante de Ti todas as famílias, a Fraternidade Leiga do Carisma SER AMPARO,  a Igreja doméstica, celeiro de tantas e tantas vocações. Fortalece Senhor os casais, inspira-lhes bons propósitos para vida matrimonial, à exemplo da Sagrada Família. Pedimos também  pela perseverança e fidelidade dos seminaristas, vocacionados (as), jovens que se encontram no discernimento vocacional, a fim de que possam “sonhar o sonho de Deus” e vivenciar com intensidade o dom da vocação, comprometendo-se com a causa do Reino.

Canto: AMAR-TE MAIS QUE A MIM MESMO/ AMAR-TE MAIS QUE TUDO QUE HÁ AQUI/ AMAR-TE MAIS QUE AOS MAIS QUERIDOS/ AMAR-TE E DAR A VIDA SÓ POR TI/ COM MINHAS FORÇAS/ COM MINHA ALMA/ DE TODO O CORAÇÃO/ VIVEREI EU SÓ PRA TE AMAR/ AMAR-TE/ AMAR-TE/ AMAR-TE E DAR A VIDA SÓ POR TI.

– Espaço para dizer as intenções no chat

Todas: Tu Senhor, és o centro de nossas vidas! Sabemos que são inúmeras as atividades, compromissos, também são inúmeros os desafios para hoje buscar corresponder ao forte chamamento. Vem Senhor, fortalece a tantos e tantos jovens, concede um novo ardor, um coração vibrante e apaixonado por Ti. Rompe Senhor, com tudo o que impede de viver a vocação com radicalidade.

Canto: QUERO TE LOUVAR/ TE ENGRANDECER/ E PROCLAMAR TUA VITORIA EM MIM/ SER TODO TEU/ É O MEU PRAZER/ TE SEGUIREI AONDE FORES SENHOR/ TU ÉS O CENTRO DA MINHA VIDA/ ÉS A RAZÃO DA MINHA ALEGRIA/ NÃO QUERO TIRAR OS MEUS OLHOS DE TI/ QUERO QUE SEJAS O CENTRO SENHOR/ DA MINHA VIDA.

 

Dir.: Jesus é o Bom Pastor que ama as suas ovelhas a ponto de dar a vida por elas – Ele ama a cada um de nós! Com Jesus, o Bom Pastor, possamos aprender a auscultar, a discernir e guardar o que lhe é valioso. Neste ano, dedicado a São José, somos conduzidos na dimensão do SONHO, SERVIÇO E FIDELIDADE, como nos diz o Papa Francisco.

Canto: Ó BONDOSO SÃO JOSÉ/ SOUBESTE OUVIR O SENHOR/ INTERCEDE PELAS VOCAÇÕES/ OPERÁRIOS E OPERÁRIAS PARA A MESSE/ PARA ESTENDER O REINO DE AMOR.

Colocar os nomes das jovens que estão sendo acompanhadas pelo SAV

L1:Em sua mensagem para o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações,o Papa Francisco nos convida a rezar e fazer um percurso a partir da vida e vocação deste Grande santo – São José!.

 

L2: “Todos sonham e buscam realizar-se na vida. E é justo nutrir aspirações grandes, expectativas altas, que objetivos efêmeros como o sucesso, a riqueza e a diversão não conseguem satisfazer.

L3:Realmente, se pedíssemos às pessoas para traduzirem numa só palavra o sonho da sua vida, não seria difícil imaginar a resposta: «amor». É o amor que dá sentido à vida, porque revela o seu mistério. Pois só se tem a vida que se dá, só se possui de verdade a vida quem se doa plenamente. A este propósito, muito nos tem a dizer São José, pois, através dos sonhos que Deus lhe inspirou, fez da sua existência um dom”.

 

L4: O mesmo se passa com a nossa vocação: Deus não gosta de Se revelar de forma espetacular, forçando a nossa liberdade. Transmite-nos os seus projetos com mansidão; não nos ofusca com visões esplendorosas, mas dirige-Se delicadamente à nossa interioridade, entrando no nosso íntimo e falando-nos através dos nossos pensamentos e sentimentos. E assim nos propõe, como fez com São José, metas elevadas e surpreendentes.

 

Todas: Que ele ajude a todos, sobretudo os jovens no discernimento, a realizar os sonhos que Deus tem para cada um; inspire a corajosa intrepidez de dizer «sim» ao Senhor, que sempre surpreende e nunca desilude!

 

Canto: UM DIA COMO QUALQUER OUTRO DIA/ O SENHOR ME CHAMOU PARA UMA GRANDE MISSÃO/ UM JOVEM COMO QUALQUER OUTRO JOVEM/ O SENHOR ME CHAMOU PARA UMA GRANDE MISSÃO. / EU NADA SABIA/ EU NADA ENTENDIA/ EU NADA PREVIA/ DE UMA GRANDE MISSÃO/ EU ME ENCANTEI/ ME APAIXONEI/ O BARCO LARGUEI POR UMA GRANDE MISSÃO/ EU DISSE SIM Ó SENHOR/ EU DISSE SIM POR AMOR/ PRONTO PRA IR EU ESTOU/ PARA UMA GRANDE MISSÃO/ EU DISSE SIM Ó SENHOR/ EU DISSE SIM POR AMOR/ PRONTO PRA IR EU ESTOU/ PARA UMA NOVA MISSÃO.

L1: “Uma segundapalavra que marca o itinerário de São José é o serviço. Ele soube encarnar o sentido oblativo da vida. Contudo o seu serviço e os seus sacrifícios só foram possíveis, porque sustentados por um amor maior: «Toda a verdadeira vocação nasce do dom de si mesmo, que é a maturação do simples sacrifício. O serviço, expressão concreta do dom de si mesmo, não foi para São José apenas um alto ideal, mas tornou-se regra da vida diária. Em resumo, adaptou-se às várias circunstâncias com a atitude de quem não desanima se a vida não lhe corre como queria: com a disponibilidade de quem vive para servir.

 

L2: Assim não pode deixar de ser modelo para todas as vocações, que a isto mesmo são chamadas: ser as mãos operosas do Pai em prol dos seus filhos e filhas, através do serviço alegre e generoso.”

 

L3: “Há um terceiro aspecto que atravessa a vida de São José: a fidelidade. Nossa vida não é pautada apenas em alegrias e felicidades. Em determinados momentos dela, passamos por desertos, lutas, dificuldades e isso pode gerar cansaço, desânimo, estresse… Nesses momentos, é preciso lembrar que Deus é Fiel em tudo o que faz. Que Ele está sempre conosco, nos momentos bons e nas dificuldades. Ele é fiel para com a humanidade. A fidelidade está muito ligada à perseverança e à paciência. Como se alimenta esta fidelidade? À luz da fidelidade de Deus.

 

L4: As primeiras palavras recebidas em sonho por São José foram o convite a não ter medo, porque Deus é fiel às suas promessas: «José, filho de Davi, não temas» (Mt 1, 20). São as palavras que, como um refrão, acompanham quem diz SIM a Deus com a vida, como São José: na fidelidade de cada dia. Esta fidelidade é o segredo da alegria. Porque a vocação, como a vida, só amadurece através da fidelidade de cada dia.”

 

Canto: SÓ POR TI JESUS/ QUERO ME CONSUMIR/ COMO VELA QUE QUEIMA NO ALTAR/ ME CONSUMIR DE AMOR/ SÓ EM TI JESUS/ QUERO ME DERRAMAR/ COMO RIO SE ENTREGA AO MAR/ ME DERRAMAR DE AMOR/ POIS TU ÉS O MEU AMPARO E O MEU REFÚGIO/ ÉS ALEGRIA DE MINH’ALMA/ SÓ EM TI REPOUSA A MINHA ESPERANÇA/ NÃO VACILAREI/ E MESMO NA DOR/ QUERO SEGUIR ATÉ O FIM.

Dir:CORAGEM JOVEM! “Deus vê o coração (cf. 1 Sam 16, 7) e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida, no dia a dia. É isto mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias. O Senhor deseja moldar corações de pais, corações de mães: corações abertos, capazes de grandes ímpetos, generosos na doação, compassivos para consolar as angústias e firmes para fortalecer as esperanças. CANTEMOS A JESUS, O BOM PASTOR.

Canto: 740

Dir.: Vocês que nos acompanham neste forte momento de Adoração Vocacional, unamo-nos à toda Igreja rezando os Salmos do Ofício – Vésperas.

– Apresentar pedidos do chat (finalizando)

 

Mantra: ESPÍRITO DE DEUS, TOMA CONTA DE NÓS/ TOMA CONTA DE NÓS/ ESPÍRITO DE DEUS/ ESPÍRITO DE DEUS/ TOMA CONTA DE NÓS.

Dir.: Queridos irmãos e irmãs que nos acompanharam neste momento de oração, de intimidade na presença do Senhor, ainda que de forma online – louvamos a Deus por esta oportunidade, pela Sua presença. Pedimos ao Senhor da Messe que continue suscitando mais e mais vocações, seja para a vida matrimonial, religiosa, sacerdotal, leiga, missionária. Finalizando este nosso momento, cantemos rendendo a Deus ação de graças por todas as maravilhas.

Jaculatória (cantado)

Canto: VEM, SENHOR JESUS/ O CORAÇÃO JÁ BATE FORTE AO TE VER/ A TUA GRAÇA HOJE EU QUERO RECEBER/ SEM A BENÇÃO DO SENHOR/ NÃO SEI VIVER. /VEM SENHOR JESUS/ OLHAR O POVO AO TEU REDOR ME FAZ LEMBRAR/ A MULTIDÃO LÁ NO CAMINHO A TE ESPERAR/ VEM Ó SANTO DE ISRAEL/ PASSAR TAMBÉM, NESTE LUGAR/ É O REI/ A NOSSA FRENTE ESTÁ/ É FELIZ QUEM O ADORAR/ É JESUS O NOSSO MESTRE E REI/ BEM AQUI/ TÃO PERTO SE DEIXA ENCONTRAR/ DIANTE DO REI DOS REIS/ TODO JOELHO SE DOBRARÁ.

REFLEXÕES

Por que celebrar a Páscoa?

O Domingo de Ramos é o início da Semana Santa. Nessa semana, intitulada pela Igreja Católica, de Semana Santa, fazemos memória de todo Evento Pascal de Cristo. São três dias de intensa vivência da espiritualidade cristã. A estes três dias, que começam às vésperas da Quinta-feira Santa e se estendem ao Sábado Santo, onde celebramos a Vigília Pascal,  vigília mãe( central ) da Igreja, dar-se-á o nome de Tríduo Pascal.

Contudo, a Igreja nos oportuniza a fazermos um retiro espiritual de uma semana. Momentos fortes de oração, jejum e penitência. O que caracteriza a Semana Santa é o fato de toda a Igreja dos fiéis, entrar em comunhão vivenciando com muito amor e comprometimento, à luz da fé, o Mistério Pascal de Cristo. Pois não se pode compreender toda trajetória de Jesus, a caminho do Calvário até a Ressurreição, se não for à luz da fé.

A Páscoa é a festa central do cristão, principalmente para nós católicos. Entretanto, é importante destacar, que a festa da Páscoa não foi algo inventado por nós. O povo Hebreu, desde outrora, celebrava todos os anos a sua saída da terra do Egito, e a este Evento, o chamava de Páscoa (Pessach), que significa passagem da escravidão para liberdade.(Ex. 12)

Jesus, como bom judeu, doutrinado por Maria e José na religião Judaica, todos os anos ia a Jerusalém para celebrar a Páscoa. Lembram de Jesus criança, quando se perdeu de seus pais? Onde ele foi encontrado? Ele foi encontrado no templo. O motivo foi a celebração da páscoa (Lc 2, 41). Outro fato marcante é quando Jesus pede aos discípulos para providenciarem em Jerusalém, um lugar para celebrarem a Páscoa (Lc 22,8).

Com a Ressurreição de Jesus, a Páscoa para nós cristãos, descendentes do judaísmo, se enriqueceu ainda mais, porque não só lembrarmos da Saída do povo hebreu do Egito, mas da Vitória da vida sobre a morte. Pois Cristo venceu a morte.

Portanto, façamos desta semana uma oportunidade de aprofundamento da nossa fé, aproximação, entendimento e vivência do grande Mistério que é a crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Pois, só à luz da fé, nos tornamos capazes decompreendermos o amor de Deus por nós que passa pelo Mistério da Encarnação e nos leva ao Mistério central que é a  Ressurreição.

Ainda hoje podemos presenciar o amor de Deus se atualizando no nosso dia a dia, através de tantos gestos de amor, solidariedade, misericórdia, diálogo, enfim, que encontramos na humanidade. Jesus continua nascendo e renascendo nos corações humanos que se abrem aos desígnios do amor de Deus.

(Escrito por Irmã Lucinalva  Soares da Silva)

ARTIGOS