A Congregação

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo tem suas raízes na inspiração carismática do Padre Siqueira, que deu sua vida pela causa da educação do menor carente do Brasil. É uma Congregação brasileira, fundada pelo Padre Siqueira e Irmã Francisca Pia, em Petrópolis – RJ.

Primeiro surgiu a Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo, em 1871. Criada sob os cuidados de Nossa Senhora do Amparo para atender às necessidades da época e aos apelos de Deus.

A finalidade desta instituição é educar e formar o coração das crianças mais necessitadas, garantindo-lhes uma profissão e um lugar decente na sociedade, como boas mães famílias, professoras, pessoas dedicadas ao bem dos irmãos.

cong_01“Padre Siqueira foi o pioneiro no Brasil Império na busca de soluções dos problemas sociais através da educação e de seu incontestável amor à infância. Com fé e patriotismo ele imprimiu rumos novos à educação brasileira’’. (Tribuna de Petrópolis, 15/10/2011)

Para cuidar da obra surge a Congregação de Nossa Senhora do Amparo, como Filhas de Maria, em 23/03/1888; estas congregadas tornam-se franciscanas em 09/03/1889, atendendo ao desejo expresso do Padre Siqueira em seu testamento: “Que o pessoal docente, uma vez organizado, tome o título de Congregação de Nossa Senhora do Amparo, observando a Regra da Terceira Ordem de São Francisco da Penitência.’’

Foi também em Petrópolis que a Congregação tornou-se diocesana, em 17 de janeiro de 1906. Irmã Francisca Pia, à frente das primeiras Irmãs, vê realizadas as últimas vontades do Padre Siqueira em seu testamento. (14.11.1880)cong_02

Dom João Francisco Braga foi o responsável pela aprovação Diocesana desta nova floração na Igreja.

Assim nasce a Congregação do zelo apostólico, cuidados e preocupações do Padre João Francisco de Siqueira Andrade e de sua sobrinha, a grande colaboradora, Irmã Francisca Pia.

cong_03O Papa João Paulo II concedeu a aprovação Pontifícia a esta Congregação em 24 de março de 1979.

“As Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo formam uma Congregação Religiosa de Direito Pontifício que, por inspiração divina, nasceu do zelo apostólico do Padre Siqueira e do fiel seguimento de Irmã Francisca Pia ao Carisma do fundador.” (CCGG Art. 1º)

SALA HISTÓRICA

Na Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo existe uma sala histórica que reúne  documentos que nos ajudam a recompor o vigor de nossa história e guardar para a posteridade uma grande história de amor e doação dos nossos Fundadores.

Uma Sala Histórica, por pequena que seja, é sempre uma obra cultural, destinada a recolher, classificar, conservar e expor objetos que pertenceram aos fundadores, para estudo e valorização da história de uma Instituição.

Para nós, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, a Sala Histórica tem como objetivo resgatar e preservar a memória de nossas raízes, revigorar nosso espírito, fazer crescer no senso de pertença à Congregação e revitalizar as energias na expansão do Reino de Deus.

A iniciativa, doação, espírito de luta e sacrifício de nossos Fundadores, em favor das crianças órfãs e do povo de Deus, levará o visitante a constatar que vale a pena dedicar a vida pelas pessoas crianças, educando-as, e pelas pessoas mais necessitadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*