Um pouco de História

 

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS
DE NOSSA SENHORA DO AMPARO

amparo.jpg  

 

            Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo foi o primeiro Asilo-Escola no país, fundado em Petrópolis, pelo Padre João Francisco de Siqueira Andrade, em 22 de janeiro de 1871.

            O fim desta instituição é educar e formar o coração das crianças pobres, garantindo-lhes uma profissão e um legar decente na sociedade, como boas mães famílias, religiosas, pessoas dedicadas ao bem dos irmãos.

 

ps.jpg  ‘’Padre Siqueira foi o pioneiro no Brasil Império na busca de soluções dos problemas sociais através da educação e de seu incontestável amor à infância. Com fé e patriotismo ele imprimiu rumos novos à educação brasileira’’. (Tribuna de Petrópolis, 15/10/2011)

                No ano de 1877, aos 20 anos de idade, Francisca Narcisa de Siqueira, sobrinha do fundador, vem ajudá-lo. No Amparo dedicou 53 anos de vida ao cuidado das crianças pobres. Estas deram-lhe o nome de ‘’Mamãezinha’’.

Os acontecimentos confirmam o que dissera o Padre Siqueira: ‘’Esta obra de educação divina.’’

 

IMG_0002_NEW.jpg                Para cuidar da obra surge a Congregação de Nossa Senhora do Amparo como Filhas de Maria, em 23 03.1888; estas congregadas tornam-se franciscanas em 09/03/1889, atendendo ao desejo expresso do Padre Siqueira em seu testamento: “Que o pessoal docente, uma vez organizado, tome o título de Congregação de Nossa Senhora do Amparo, observando a Regra Terceira de São Francisco da Penitência.’’ 

                Foi também em Petrópolis, que a Congregação tornou-se diocesana em 17 de janeiro de 1906. Irmã Francisca Pia, à frente das primeiras Irmãs, vê realizadas as últimas vontades do Padre Siqueira em seu testamento. (14.11.1880)

IMG_0004.jpg                Dom João Francisco Braga foi o responsável pela aprovação desta nova floração na Igreja.

                O Papa João Paulo II concedeu a aprovação Pontifícia a esta Congregação em 24 de março de 1979.

 

 

SALA HISTÓRICA

A Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo possui uma sala que reúne  documentos que nos ajudam a recompor o vigor de nossa história.

Uma Sala Histórica, por pequena que seja, é sempre uma obra cultural, destinada a recolher, classificar, conservar e expor as obras de arte, objetos antigos e raros para estudo e valorização da história de uma Instituição. 

Para nós, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, a Sala Histórica tem como objetivo resgatar e preservar a memória de nossas raízes, revigorar nosso espírito, crescer no senso de pertença à Congregação e revitalizar as energias na expansão do Reino de Deus. 

A iniciativa, doação, espírito de luta e sacrifício de nossos fundadores, em favor das crianças órfãs e do povo de Deus levará o visitante a constatar que vale a pena dedicar a vida pelas pessoas mais necessitadas.