CELEBRAÇÃO DE 150 ANOS DA FUNDAÇÃO DA CASA MÃE

Celebração de 150 anos da fundação da Casa Mãe

Dia 22/01/2021, é um dia de grande alegria para nós, Irmãs Franciscanas do Amparo e para todos que fazem acontecer esta obra divina! Celebramos com louvor e gratidão 150 anos desta obra missão, a Inauguração da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo, nossa Casa Mãe, aqui em Petrópolis-RJ.

Queremos unir as preces em um só coração, e agradecer pelo SIM dos nossos Fundadores, Padre Siqueira e Mamãezinha. Eles com ousadia, coragem e prontidão acolheram o projeto de Deus e fizeram acontecer divina inspiração.

Nesse dia rendemos a Deus ação de graças por todo Bem, pelas crianças, educadores, funcionários, benfeitores, Irmãs e familiares.

Elevem a Deus suas orações e preces pelos 150 anos de existência, testemunho e fecundidade do Amor!

Irmã Soliane,cfa

150 anos sob o amparo de Maria

São Paulo diz aos Colossenses: “Vivei, pois, em Cristo Jesus, o Senhor, assim como o recebestes, arrigados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé segundo a doutrina que aprendestes, transbordando em ação de graças” (Cl 2, 7).

Plenas desse espirito, entoemos hinos de louvor e ação de graças a Deus, pela vida e vocação de nossos Fundadores; Padre Siqueira e Irmã Francisca Pia.

Os 150 Anos do Amparo, que celebramos hoje, são o mais puro reflexo do amor de Deus infundido no coração do Padre Siqueira. Pois, o seu encontro com a Inspiração Divina foi tão forte e eficaz, que decidiu entregar sua vida à caridade, atendendo às mais urgentes necessidades do País, particularmente a instrução dos mais, das mais frágeis: a mulher, a criança pobre e preparando-os para o trabalho livre.

O Padre Siqueira ao acolher o toque originário de sua vocação, cheio de amor pela Igreja e à Família, encontrouo tesouro escondido, a pedra preciosa e desse encontro com o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, nasce a Obra do Amparo.

Sua Obra, ele entrega a Nossa Senhora do Amparo e aos cuidados de São José.

O Padre Siqueira afirma que “a honra, a glória e a caridade pertencem aos benfeitores, pois ele e nós, somos apenas humilíssimos instrumentos nas mãos de Deus”. Confiava na Providência Divina e na generosidade dos benfeitores e por esta razão agradece e presta conta das esmolas recebidas, em seus relatórios.

São 150 Anos de doação constante para manter a fidelidade ao Carisma/Missão buscando com fé e ousadia difundir o Amparo de Deus no mundo, amando e cuidando da educação das crianças e jovens em nosso País, hoje, também em Angola e no Peru. E nessa Missão estão sempre presentes os nossos amigos e benfeitores.

Padre Siqueira nos diz no Opúsculo Sobre a Educação: “Tendo finalmente de tratar da conclusão desta Casa, devo para esse fim, apelar de novo para a caridade cristã; é-me, sumamente grato e consolador, poder dar aos caridosos benfeitores desta pia instituição, conhecimento sobre o seu programa, para satisfazer a uma justa expectativa quanto ao bem que aqui está acontecendo, com relação às Crianças”.

Deus seja louvado pela vida e vocação de nossos Fundadores, pela vida e vocação de cada Irmã e Formanda que doaram suas vidas em favor das crianças nesta casa querida.

Deus seja louvado por cada benfeitor do passado, que nesses 150 anos, estenderam suas mãos, deixaram bens em testamento, para continuidade da Obra.

Deus seja louvado por todos os nossos benfeitores do presente, amigos e amigas que doam o seu tempo, suas mãos e seu coração, para nos ajudarem a manter vivo o Carisma Missão desta Obra, que vai além de suas paredes e ultrapassa os séculos, atingindo os corações e resgatando vidas. A todos, a nossa gratidão e nossas orações diárias e as missas celebradas nesta Capela.

A Deus e a Virgem do Amparo a nossa Gratidão, o nosso amor, e a eles entregamos nossas vidas e vocação, todos os dias.

Obrigada a todos que conosco celebram este dia ação de graças, de júbilo e de louvor, pois, o AMPARO, é mística e profecia que atravessa a história, acolhendo, amparando e formando, segundo o Evangelho, o coração de nossas Crianças.

Senhor Deus obrigada por tudo!

Nossa Senhora do amparo cuida de nosso cuidado!

Em louvor de Cristo! Amém.

Petrópolis, 22 de janeiro de 2021.

Irmã Silma Maria de Araújo,cfa.

   -Superiora Geral-

Irmã Maria dos Anjos

Paz e Bem!
O Amparo nestes 150 anos constrói sua história unido a todas suas filhas espalhadas nas obras- missão.
Gratidão pelo caminho percorrido, crescermos juntas desde as origens, através, através do esforço, da coragem e dedicação das gerações que fazem esta bonita história.
Na grandeza desta missão louvamos e agradecemos a Deus e a gratidão é olhar o futuro e seguir com a mesma determinação dos que nos antecederam.
É uma longa história de amor que imortaliza no trabalho ao bem do próximo, da educação do coração.
Que Maria, a Virgem do Amparo, interceda perante Deus, para o amor de ontem, de hoje e de amanhã.
Que Deus abençoe esta obra iniciada há 150 anos por inspiração Divina.
A história contínua.”Padre Siqueira plantou, as Irmãs regaram, mas é Deus quem dá o crescimento!”
Continuemos regando.

Santa Missa em Ação de Graças

Galeria de fotos

Galeria de fotos

Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo em Petrópolis – RJ

“CASA MÃE”

Em 22 de janeiro de 1871, inaugura em Petrópolis\RJ a Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo…. Casa Mãe, onde nasceu a Congregação Franciscana Nossa Senhora do Amparo. Desde sua fundação, vem o “Amparo”, exercendo sua Função, de acordo com o ideal de seu fundador….as crianças, em regime de semi-internato, são educadas para a vida, recebem formação cristã, cultural, doméstica e humana. Atualmente, tombada pelo patrimônio histórico.

O terreno onde foi construído a Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, foi doado pelo Imperador Dom Pedro II ao Padre Siqueira (na época um sacerdote bem novo), que tinha um projeto (ousado para época) de abrigar meninas pobres, abandonadas e rejeitadas pelas famílias. O Imperador acabou cedendo as ideias do Padre Siqueira e doando o terreno, e as famílias ricas da época ajudaram (financeiramente) a levantar a escola.