FRATERNIDADE LEIGA: SER AMPARO

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Renovação e Oficialização

“A Graça Divina age livremente, sopra onde quer e como quer, transcende o querer humano e gratuitamente, ultrapassa as possibilidades. Num gesto gratuito, imprevisível ao limitado olhar humano, Deus solicita amorosa e misericordiosamente a colaboração humana.
Hoje as irmãs, continuadoras da Missão de Padre Siqueira e Irmã Francisca Pia, cremos serem porta voz da Graça
Divina ao perceberam que a Vocação Leiga pode estar consonante ao Carisma e assim, elas se dispões a reparti-lo com todos os cristãos leigos que se sentirem convidados, chamados, motivados, sensibilizados e comprometidos a
adotar o mesmo carisma como Modo de Vida”. (Manual da Fraternidade Leiga)
Assim, a graça do Carisma do Amparo vai tocando e chamando novos membros para serem e viverem o Amparo de Deus no mundo, como Guardiões e Guardiãs do Título de Nossa Senhora do Amparo.
Esse ano de 2023, onde celebramos o Terceiro Ano Vocacional do Brasil, tivemos a graça de celebrar a renovação dos compromissos dos nossos irmãos e também acolhemos a Oficialização de novos membros, nas Fraternidades Leigas de: Barra Mansa/RJ, Jacareí/SP, Surubim/PE, Mateus Leme/MG, Rio de Janeiro/RJ, Fortaleza e Maceió/AL.
Agradecemos a generosidade das Irmãs e Leigas/os que estão na coordenação das Fraternidades Leigas.
Viver a graça do Carisma do Amparo é um Chamado do Senhor a uma Vocação.
GALERIA DE FOTOS:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Surubim/SP

Na festa e na alegria do mês de Maria, os membros da Fraternidade Leiga: Ser Amparo, Surubim/PE, celebraram no dia 26-05-2023, a renovação dos compromissos na Fraternidade, vivendo o Carisma do Amparo.
Nossa Senhora do Amparo os abençoe na linda missão.
GALERIA DE FOTOS:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Jacareí/SP

Na festa e na alegria do mês de Maria, os membros da Fraternidade Leiga: Ser Amparo, de Jacareí/SP, celebraram a renovação e a Oficialização de novos membros na Fraternidade, motivo de muitas alegrias e graças. Aconteceu no dia 20 de maio de 2023, na Igreja da Imaculada Conceição, em Jacareí/SP, terra natal dos Fundadores, Padre Siqueira e Irmã Francisca Pia.
Agradecemos a toda comunidade da Paróquia Imaculada Conceição e de uma forma muito especial ao Padre Eduardo, por dar oportunidade para que os membros da Fraternidade possam servir ao povo de Deus.
Gratidão a equipe de coordenação da Fraternidade, que mantém o vigor e o dinamismo de servir aquelas pessoas que mais necessitam, buscando viver o Amparo e tornando conhecida a vida e obra do Padre Siqueira.
Somos gratas a Deus por tantas graças e bênçãos que se derramam sobre os membros da fraternidade.
Queridos Leigos do Carisma do Amparo, a missão confiada por Deus a vocês e é um lindo testemunho do nosso Carisma, que é dom de
Deus e brota no coração das pessoas para serem e viverem o Amparo de Deus no mundo.
Nossa Senhora do Amparo os abençoe sempre.
GALERIA DE FOTOS:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

A vocação é chamado e graça de Deus que a pessoa, escutando e discernindo, responde ao Senhor. Assim, os Leigos da Fraternidade Leiga: Ser Amparo, vivem o Carisma Franciscano do Amparo na realidade e missão que Deus confia a cada um deles.      

Celebrando e vivendo o Terceiro Ano Vocacional do Brasil, cada irmão e irmã responde ao chamado sendo “sal da terra e luz do mundo” dentro de sua família e nos campos de atuação missionária. Testemunham a alegria, a simplicidade franciscana e o amparo.

         “A graça Divina age livremente, sopra onde quer e como quer, transcende o querer humano e gratuitamente, ultrapassa as possibilidades. Num gesto gratuito, imprevisível ao limitado olhar humano, Deus solicita amorosae misericordiosamente a colaboração humana” (Manual da Fraternidade)

         Nossa Senhora do Amparo os abençoe nesta linda missão!

Confraternização de Nossa Senhora do Amparo

Fraternidade da Região Amazônica

Nossas queridas Irmãs das Fraternidades de Faro/PA e Nhamundá/AM, celebraram no dia 29/05/2021, a confraternização de Nossa Senhora do Amparo. Estavam presentes os Padres: Ozéias, Benedito de Nhamundá e Padre Antônio de Faro.

Que alegria e bênção, depois de uma longa trajetória, nossas Irmãs conseguirem chegar em suas fraternidades e assumirem a linda missão, junto a esse povo tão querido e amado.

Que as bênçãos de Deus e de Maria sejam derramadas abundantemente sobre vocês.

Viva, Nossa Senhora do Amparo!!!

Galeria de fotos

Fraternidade Leiga, Jacareí/SP

Na festa e na alegria do mês de Maria, nossa Mãe do Amparo, os membros da Fraternidade Leiga: Ser Amparo, de Jacareí/SP, celebraram a noite mariana, no dia 28/05/2021, na Igreja da Imaculada Conceição.

Somos gratas a Deus por tantas graças e bênçãos que se derramam sobre os membros da fraternidade.

Foi em Jacareí, terra abençoada, que nasceu os Fundadores da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, o Padre Siqueira e Irmã Francisca Pia.

Queridos Leigos do Carisma do Amparo, a missão confiada por Deus a vocês e é um lindo testemunho do nosso Carisma, que é dom de Deus e brota no coração das pessoas para serem e viverem o Amparo de Deus no mundo.

Confraternização de Nossa Senhora do Amparo

Fraternidade da Região Amazônica

Nossas queridas Irmãs, das Fraternidades: de Faró/PA e Nhamundá/AM, celebraram no dia 29/05/2021, a confraternização de Nossa Senhora do Amparo. Estavam presentes os Padres: Ozéias, Benedito de Nhamundá e Padre Antônio de Faró.

Que alegria e bênção depois de uma longa trajetória, as Irmãs conseguiram chegar em suas fraternidades e assumirem a linda missão, junto a esse povo tão querido e amado.

Que as bênçãos de Deus sejam derramadas abundantemente.

Viva, Nossa Senhora do Amparo!!!

Galeria de fotos:

Encontro Formativo – Mês de maio -2021

Aconteceu no dia 15/05/2021, o Encontro da Fraternidade Leiga: Guardiões e Guardiãs do Título de Nossa Senhora do Amparo, de forma virtual e contou com a presença dos Irmãos e Irmãs das Fraternidades de Faro/PA, Jacareí/SP, Nova Friburgo/RJ, Rio de Janeiro/RJ.

O Tema do encontro foi: As sete lições de Maria. Foi assessorado pela guardiã, Maria Alice Cardoso Pereira, da Fraternidade do Rio de Janeiro/R e a coordenação de Irmã Maria Amélia da Guia,cfa. Foi um encontro que contou com a alegria e o entusiasmo ao vivenciar esse mês com Maria.

Mesmo distantes, fisicamente, podemos sentir a força do Carisma do Amparo que nos une e nos faz abraçar com fidelidade e esperança os novos campos e meios de levar a presença de Maria às famílias e às realidades que surgem a nossa frente.

“Maria, Aquela que sempre nos conduz ao encontro com seu Filho.”

Galeria de fotos:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo, na missão que continua

O Senhor inspira e cuida das pessoas que Ele mesmo chamou, para que possam levar e ir ao encontro do que mais necessitam. Jesus nos chama a sermos criativos e confiantes, pois o Espírito Santo toca e sensibiliza as pessoas para os gritos dos mais pobres diante da realidade da Pandemia.

Os Leigos da Fraternidade Leiga: Ser Amparo, continuam sua missão, mantendo todos os cuidados necessários, estão indo ao encontro dos mais necessitados. Assim desenvolvem seu apostolado vivo da Oração, dos encontros de partilha entre os membros da fraternidade, das realidades vividas e das obras de cuidado com os mais sofridos. São campanhas de alimentos, roupas, objetos de higiene pessoal e outros. Jesus mesmo nos diz: “Eu tive fome e me deste de comer, nu e me vestiste…”

Assim os Leigos que vivem o Carisma do Amparo, estão no trabalho missionário no cuidado das ovelhas que o Bom Pastor lhes confia.

Nossa Senhora do Amparo os abençoe nesta linda missão!

Galeria de fotos:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Guardiões e Guadiãs do Título de Nossa Senhora do Amparo,

A Fraternidade Leiga: Ser Amparo, Guardiões e Guardiãs do Título de Nossa Senhora do Amparo, teve sua origem a partir do Projeto Missionário da visita da imagem de Nossa Senhora do Amparo às casas das famílias dos alunos do Colégio Nossa Senhora do Amparo – Barra Mansa/RJ, no mês de maio de 2004. Possibilitando aos alunos e familiares realizarem um Momento Marial, especialmente no Mês de Maio, como atividade Missionária preparatória do Centenário da Congregação.

Daí teve início as sementes lançadas no coração de pessoas generosas que ouvindo os sinais de Deus se colocam como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor! ”

A Congregação foi se abrindo aos sanais de Deus e a família foi crescendo, hoje já é uma grande árvore que tem suas sementes lançadas em várias regiões do nosso Brasil.

É o protagonismo do Leigos na vivência do Carisma: SER AMPARO.

A Congregação tem crescido no cuidado e no acompanhamento das Fraternidades Leigas, da oficialização de novos membros e dos grupos em formação. É gratificante saber que homens e mulheres, que nem nos conhecem, mas atingidos pela a força do Carisma, abraçam em suas vidas o ser amparo, divulgam o título de Nossa Senhora do Amparo. Junto, como Igreja, se comprometem a rezar, partilhar a Palavra e a vida, realizar ações de solidariedade.

A exemplo de Maria que foi ao encontro de Isabel, os membros da Fraternidade Leiga buscam caminhar ao encontro das pessoas, levando a elas a força e a coragem para permanecerem firmes na fé e na esperança. “O ser Amparo, ligado à Nossa Senhora é o tesouro da nossa identidade qual “Arca da Aliança”. Somos por isso guardiões e guardiãs deste cuidado, deste título”85.(Ir. Amélia)

Fraternidade Leiga – Jacareí/SP

Os membros da Fraternidade Leiga: Ser Amparo, da cidade de Jacareí/SP, terra dos nossos Fundadores, celebraram a novena de Nossa Senhora do Amparo, cada um em sua família.

Como é belo ver o encontro e a comunhão de orações, mesmo em tempos de pandemia e com o distanciamento social, dos irmãos e irmãs, que continuam perseverantes na oração com Maria, a Mãe de Jesus.

Galeria de fotos:

Galeria de vídeos:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo | Colégio Maria Raythe – Rio de Janeiro

Natal é tempo de proximidade, tempo de sair de nossas casas, de encontrar os irmãos. Tempo de celebrar, tempo de partilhar a vida e a presença.

No dia 07/12/2019, aconteceu o Retiro e a Confraternização dos Irmãos e Irmãs da Fraternidade Leiga: Ser Amparo, do Colégio Maria Raythe. O mesmo aconteceu no Recanto Siqueirano, em Vargem Grande- Rio de Janeiro/RJ

“Deus da paz, vem viver no coração de cada homem e de cada família”!

São João Paulo II

Galeria de fotos:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Colégio Maria Raythe

Rio de Janeiro/RJ

Galeria de fotos:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Colégio Maria Raythe

Rio de Janeiro/RJ

Galeria de fotos:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo – Surubim/PE

Celebração Eucarística presidida por Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Ação de Graças pelos 90 Anos do Colégio Nossa Senhora do Amparo -SURUBIM/PE.
90 Anos sob a proteção da Virgem do Amparo.
“Vão-se as gerações e outras também vão passar…”
Parabéns Irmãs, Educadores, Alunos é Familiares! Deus os abençoe sempre…

Galeria de fotos:

Futuras Guardiãs da Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Futuras Guardiãs da Fraternidade Leiga: Ser Amparo em visita a Creche Cantinho da Providência. Jacareí/SP Terra Natal dos nosso Fundadores: Padre Siqueira e Irmã Francisca Pia

Galeria de fotos:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Como a generosidade de Deus é grande entre nós! Que sinal de pertença e compromisso são os nossos irmãos da Fraternidade Leiga, no seu caminho formativo, nas realidades onde a presença das Irmãs do Amparo se fizeram presentes e hoje, esses homens e mulheres buscam viver e levar a outros o Carisma do Amparo. Assim, são os nossos futuros leigos das cidades de Santa Fé e São Romão, em Minas Gerais e em Jacareí/SP, terra natal de nossos Fundadores.

Assumem com fidelidade, empenho, dedicação os encontros, as atividades formativas. Desempenham sua missão através das visitas às famílias, nos encontros formativos mensais, visitas aos Asilos, participação nas diversas pastorais da Igreja, momento de orações, levando a capelinha de Nossa Senhora do Amparo para quem mais necessita de auxílio.

Os membros da Fraternidade Leiga de Surubim/PE, celebram a Via Sacra neste tempo quaresmal.

Que a Virgem do Amparo caminhe sempre à frente, abençoando suas vidas e seus trabalhos, iluminando cada momento e cada encontro com o seu Filho Jesus e com os irmãos da Fraternidade Leiga.

Galeria de fotos:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo – Jacareí/SP

A Fraternidade Leiga: Ser Amparo, é um chamado de Deus e uma resposta pessoal, que cada membro faz diante da Igreja e da Congregação, o compromisso de viver como Guardião e Guardiã do Título de Nossa Senhora do Amparo.

Encontro dos membros da Fraternidade em Jacareí/SP, no mês de fevereiro de 2019.

Nossa Senhora do Amparo os abençoe na linda missão!

Galeria de fotos:

Celebração das Fraternidades Leigas

Nossos Irmãos e Irmãs da Fraternidade Leiga celebraram com alegria, fé, fervor e dinamicidade, nas suas localidades, prepararam-se para a chegada do Senhor, com novenas, orações, retiro, terço e partilha da Palavra.

Que as bênçãos do Menino Jesus guie e caminhe com nossos Irmãos e Irmãs das Fraternidades Leigas e que no ano de 2019 traga-lhes a esperança de novos sonhos e possibilidades, vivendo o Carisma Ser Amparo.

Galeria de fotos:

II Encontro da Fraternidade Leiga: Ser Amparo

II Encontro da Fraternidade Leiga: Ser Amparo Guardiões e Guardiãs do Título de Nossa Senhora do Amparo – Regional São Francisco.

Tema: Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino. Participaram as Fraternidades das cidades: Barra Mansa/RJ; Mateus Leme/MG; Rio de Janeiro/RJ e Nova Friburgo/RJ.

O Encontro aconteceu em Petrópolis, no dia 20 de outubro de 2018, na Casa Mãe da Congregação – A Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo.Foi assessorado pelo Professor Rafael Rodrigues de Silva.

A Celebração Eucarística de encerramento do encontro foi presidida por Frei Luiz Flávio, OFM. Que o Senhor abençoe e guie e missão dos Leigos.

Galeria de fotos:

4º Domingo de Agosto, celebramos a Vocação Laical

“O chamado para sermos sal e luz nos impele a discernir o que deve ser conversado e iluminado, que o deve permanecer, continuar e durar. Esses dois elementos são preciosos para refletir sobre a vida, a identidade, a espiritualidade e a missão dos cristãos leigos e leigas. Eles nos inspiram uma vida que glorifique a Deus e leve as pessoas ao seguimento de Jesus”.

(Semanário Litúrgico-Catequetico – O Domingo)

Redemos graças por todos os Cristãos Leigos que fazem de sua vida um compromisso na construção do Reino.

Hoje, nossa Congregação rede ação de graças a Deus pela vida e a vocação de todos/as os/as Leigos/as que são membros da Fraternidade Leiga: Ser Amparo – Guardiões e Guardiãs do Título de Nossa Senhora do Amparo. que são presença do Amparo de Maria nas mais diversas realidades onde vivem ou atuam.

A todos os Irmãos e Irmãs da Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Nossos Parabéns!!!

Nossa Senhora do Amparo os abençoe na vocação e missão abrasada em nossa Congregação e na Igreja.

Fraternidade Leiga de Surubim/PE

No dia 20/05/2018, os membros da Fraternidade Leiga de Surubim/PE, renovaram seu compromisso de membros da Fraternidade Leiga: Ser Amparo.

Galeria de fotos:

Fraternidade Leiga de Mateus Leme/MG

No dia 11/05/2018, os membros da Fraternidade Leiga de Mateus Leme/MG,renovaram seu compromisso de membros da Fraternidade Leiga: Ser Amparo.

Galeria de fotos:

Fraternidade Leiga: Ser Amparo

Com alegria, fervor e fé, os membros das Fraternidades Leigas nas suas realidades e em diferentes lugares se prepararam para a chegada do Senhor, com novenas, orações , terço e partilha da Palavra.

Que esse seja um tempo forte de crescimento na fé e no encontro com os Irmãos.

Galeria de fotos:

Manual da Fraternidade Leiga: Ser Amparo