MISSÃO ANGOLA

Missão Franciscana do Amparo em Angola assume a gestão da Escola São Francisco de Assis

A Missão Franciscana do Amparo em Angola assume a gestão da Escola São Francisco de Assis N° 5036. Deus abençoe a Irmã Aparecida Ferreira que com sua equipa não poupou tempo e dedicação na preparação para o arranque do ano letivo 23/24 que terá início amanhã 04/09/23.

Encontro das Aspirantes

Aconteceu no dia 01 de julho de 2023, o Encontro Formativo das Aspirantes, na Diocese de Viana, Angola. O encontro “Inter-aspirantado”, teve como tema: Afetividade e Sexualidade. As Aspirantes e a Mestra Irmã Irene, participaram desse momento formativo que, muito contribui para o processo formativo da caminhada da Vida Religiosa.

Todo encontro é uma graça que o Senhor nos concede de crescermos na graça do discernimento da Vocação que o Senhor nos confia.

Nossa Senhora do Amparo as abençoe sempre.

GALERIA DE FOTOS:

Visita da Superiora Geral Irmã Silma, a Fraternidade da Missão Franciscana do Amparo, em Angola.

Entre os dias 27/04 – 09/05, com a graça de Deus tive a oportunidade de estar em nossa Missão Franciscana de Nossa Senhora do Amparo, em Viana/Angola/África.

“Fomos criados pelo Amor, por amor e com amor, e somos feitos para amar. No decurso da nossa vida, esta chamada, inscrita nas fibras do nosso ser e portadora do segredo da felicidade, alcança-nos, pela ação do Espírito Santo, de maneira sempre nova, ilumina a nossa inteligência, infunde vigor na vontade, enche-nos de admiração e faz arder o nosso coração. A vocação é uma «combinação entre a escolha divina e a liberdade humana», uma relação dinâmica e estimulante que tem como interlocutores Deus e o coração humano.

Assim, o dom da vocação é como uma semente divina que germina no terreno da nossa vida, abre-nos a Deus e abre-nos aos outros para partilhar com eles o tesouro encontrado” (Papa Francisco). Assim, nossa Congregação busca dar passadas ligeiras ao encontro da vida.

GALERIA DE FOTOS:

Missão Angola

Diocese de Viana: Recuperação da Pastoral da Criança está a dar os primeiros passos

Reorganizar a Pastoral da Criança e dinamizá-la é um dos objectivos da Diocese de Viana, neste primeiro ano do triénio dedicado à criança.
Para tal foi indicada como responsável de todo esse trabalho a irmã Jovina Martins Costa, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo.
A religiosa que tem também a missão de identificar sinais e traços já existentes, fruto de um trabalho anterior já feito e que desapareceu, traçou linhas mestras que vão suportar esta nova fase. Elas passam por “diminuir as doenças e mortes facilmente preveníveis entre crianças e mulheres; despertar e capacitar lideranças comunitárias para que integrem a acção profética missionária da pastoral da criança; criar condições para que a mulher se torne agente de promoção de si mesma, de sua família; acompanhar as família, ajudando-as a assumir a responsabilidade e missão de cuidar da saúde; trabalhar na construção da autoestima das líderes, coordenadoras, gestantes, crianças e outras pessoas da família”.
Os desafios a enfrentar são muitos e por essa razão a irmã Jovina faça um apelo às pessoas de boa vontade. “Todos nós somos responsáveis a ter um olhar de cuidado solidariedade responsabilidade pela vida da criança. Para que a Pastoral da Criança aconteça é necessário que as mamã, os profissionais de saúde, e todas as pessoas queiram abraçar essa causa.”
As pessoas que se juntarem a essa pastoral vão, disse a religiosa, ter uma formação específica para que possam estar dentro daquilo que é a filosofia de trabalho.
A Pastoral da Criança, atende pessoas dos zero aos seis anos de idade. Durante esse período o acompanhamento é total de formas a proporcionar quer a mãe quer a criança condições para que possam viver esse tempo sem grandes sobressaltos.
Gestação, aleitamento e nutrição são fases chave da vida de uma criança. Tendo em conta a realidade do território da Diocese de Viana e as áreas pastorais que se cruzam, a irmã Jovina reconhece que terão “dificuldades”, mas “nada que um bom diálogo, não ajuda a resolver situações difíceis.” Aqui entra o trabalho em parceria com outras pastorais como a da caritas e a da saúde. A parceria se inscreve no âmbito de um outro objectivo chave: “uma qualidade de vida melhor para as mamãs e os seus miúdos.”
Importante realçar que a Pastoral da Criança, não é uma ONG. Ela é “um órgão da Igreja, é uma pastoral mesmo. Uma ONG tem outros víeis que podem até comungar com a Pastoral da Criança, mas ela – a Pastoral da Criança – não é uma ONG”.
Apesar de pertencer a Igreja Católica, ela é uma pastoral que atinge a criança e adultos sem olhar à religião. Ela tem um cunho ecuménico muito grande. “Ela nasceu na Igreja Católica, porém, todas as pessoas de outras religiões ou que não tenham religião, podem fazer parte dela, desde que dentro de cada uma haja um grande cuidado pela vida. Esse é o cunho principal e que essa vida esteja ligada a Deus”.
A Pastoral da Criança começou na década de oitenta, no Brasil, uma iniciativa de Dom Paulo Evaristo Arns, então Cardeal de São Paulo, Dra. Zilda Arns, médica e Dom Geraldo Majella Agnelo, então Arcebispo de Londrina.
A Angola a Pastoral da Criança chegou a vinte e um anos, pela mão de Dom Óscar Lino Lopes Fernandes Braga, então Bispo de Benguela. Dom óscar Braga convidou a Dra. Zilda Arns a visitar Angola para falar sobre essa pastoral, seu funcionamento e seus benefícios.
Razões várias fizeram com que a Pastoral da Criança fosse decaindo, no entanto hoje os Bispos veem a necessidade dela ser retomada. É o que Dom Emílio Sumbelelo está a fazer neste momento na Diocese de Viana.
No passado mês de Outubro, por ocasião do dia da Diocese, Dom Emílio Sumbelelo havia feito menção ao facto, ao dizer: “Precisamos de acordar a Pastoral da Criança. Precisamos de recuperar o belo e lindo trabalho que a Pastoral da Criança realizou junto das nossas paróquias, com as nossas famílias (…) Precisamos de rebuscar este grande instrumento de pastoral que nós temos”.
A religiosa que está a frente dos trabalhos de recuperação da Pastoral da Criança, esteve na primeira semana do mês de Março, na Rádio Maria para falar sobre o assunto. Ela revelou que neste momento o trabalho está a passar também pelo contacto com as paróquias da Diocese, para uma maior divulgação.

Sammy de Jesus

Missão Franciscana do Amparo em Angola

A Missão Franciscana de Nossa Senhora do Amparo juntamente com a Diocese de Viana (Angola) e a ACGD (Associação Cristã de Gestores e Dirigentes) tem a alegria em promover duas Vídeos Conferências com apoio das Irmãs Mercedárias da Caridade e do KDS Villa Turística.

A formação é extensão do Projecto Neshamá, do Instituto Nefesh, mediado por nós Irmãs do Amparo, previsto para acontecer de forma presencial em maio deste ano em Angola, concretamente na Diocese de Viana, com atuação nas áreas da Saúde, Educação, Evangelização e sobretudo Curso de capacitação de profissionais terapeutas.

A pandemia nos fez adiar o Projecto. Todavia, o sonho continua vivo, pulsando em nossas correntes sanguíneas, o que nos fez promover esta formação com instituições irmãs e parceiras.

Galeria de fotos

Postulantado Franciscano do Amparo em Angola/África

Em 02 de fevereiro de 2020, data em que celebramos o dia da Vida Religiosa, tivemos a alegria de render ação de graças a Deus pela entrada no postulantando de duas jovens angolanas: Edithe e Francisca, em Luanda/Angola.

Elas, ouvindo o chamado do Senhor, se dispõem a seguir o caminho do Discipulado de Nosso Senhor Jesus Cristo, em nossa Congregação.

Que São Francisco, Santa Clara e nossos Fundadores: Padre Siqueira e Irmã Francisca Pia as abençoem nesta linda caminhada!

Nossa Senhora do Amparo, Mamã Muxima, ilumine a caminhada formativa dessas jovens!

Entrada no Postulantado no Brasil

Nós, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, com alegria e gratidão recebemos as jovens Aspirantes: Fernanda e Cristiana, no Postulantado, e no segundo ano, a postulante Solange, em Monte Carmelo/MG, no dia 02/02/2020.

Cheias de entusiasmo e boa vontade, elas buscam responder com generosidade ao chamado do Senhor para a Vida Religiosa.

Que a Virgem do Amparo as abençoe no firme propósito de se consagrarem a Deus na Vida Religiosa Franciscana do Amparo.

O Filho de Deus se fez para nós o Caminho que nosso bem-aventurado pai Francisco, que o amou e seguiu de verdade, nos mostrou e ensinou por palavra e exemplo (TestC 5).

Missão Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo – Angola

É uma Missão além fronteiras, eclesialmente nomeada de Missão Ad Gentes da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, fundada em Angola, ano de 2007, com objetivo de expandir o amparo de Deus aos mais necessitados. Tem como principal carisma a educação e encontra-se instalada no bairro Mussende, Distrito do Kikuxe, cidade de Viana, Província de Luanda. Desde 2010 organizou-se canonicamente uma fraternidade com três Irmãs e a partir desta época as mesmas começaram a administrar a Escola Primária São Francisco de Assis, Nº 5036 no bairro então referido, em parceria com a Administração Municipal. Atualmente atende-se 683 crianças e adolescentes devidamente matriculados, da iniciação à sexta classe, e outras adjacentes que frequentam pequenos projetos na mesma instituição de ensino.

As famílias e educandos assistidos pela Missão são principalmente moradores do bairro Mussende, comunidade constituída por deslocados na altura da guerra civil em década de 1990. Por serem de procedência étnica distinta trazem em si uma complexidade estrutural, refletindo diretamente na base educacional dos mesmos. Esta realidade sociocultural coaduna no que constitui por primeiro a missão das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo: atuar com educação de princípios cristãos e valores evangélicos, ontologicamente dignificantes, conhecida como “Educação do coração”, herdada do Fundador João Francisco de Siqueira Andrade (1837-1881).

A missão educacional, portanto, está organizada na estrutura das diretrizes de ensino do país, e a partir desta acresce-se elementos próprios do carisma, que numa linguagem evangélica considera-se como “fermento no meio da massa”. Evidencia-se essa realidade nas intervenções pedagógicas e nos projetos de Música com flauta e coral e de bordado “Mulele wauaba” (em língua nacional kinbundo traz como significado “Pano Bonito”). Tanto um como outro acontece em horário de contraturno de aula buscando responder a realidade das crianças que ficam nas ruas de modo ocioso, em situação de risco, enquanto seus pais trabalham para garantir o mínimo da alimentação. Os projectos de música com a flauta e de bordado na escola os motivam a estudar mais e a se ocuparem no tempo livre, resgatam valores e contribuem na formação humana com a intervenção feita nas aulas.

Apesar de estar diretamente envolvida com a situação educacional, a Missão Franciscana de Nossa Senhora do Amparo não se limita somente a esta. Presta serviços também nas diversas frentes de evangelização no bairro com assistência à comunidade eclesial nas celebrações e orientação dos diversos grupos das pastorais e movimentos juvenis e adultos; na Paróquia e na Diocese a que pertence presta assessoria e acompanhamento aos grupos sempre que possível. Para o ano de 2020 as Irmãs estão ampliando a missão com o projeto Neshamá. Este, já em andamento, acontecerá em parceria com uma empresa local prestadora de serviço em hotelaria e centro de convenções e ajuda de voluntários. Consiste na vinda e atuação de 12 missionários brasileiros pertencentes ao Instituto Nefesh, habilitados em desativação de memórias emocionais, com distintas técnicas de terapia holística. Darão curso sobre as mesmas técnicas à pessoas selecionadas para serem futuras multiplicadoras do que aprenderam; além do curso, durante o período de estadia, os missionários realizarão atividades nas dimensões de
educação, evangelização e saúde a grupos previamente contactados.

A Missão Franciscana desde a constituição de sua primeira fraternidade tem se preocupado em formar pessoas com os mesmos ideais fundacionais da Congregação. Assim sendo a formação de jovens nessa perspectiva tem sido uma realidade. Atualmente são cinco angolanas em processo formativo para a Vida Religiosa Consagrada. Duas na etapa formativa do postulantado, em Angola, e três na etapa formativa do noviciado em Petrópolis/RJ – Brasil.
Caminha-se para um futuro breve com presença de membros de nacionalidade também angolana. Na certeza de que cada Irmã é chamada a ser “amparo de Deus no mundo” e que “estão nesta casa para fazer as vezes de Maria” a Missão Franciscana de Nossa Senhora do Amparo tem se firmando e afirmando em terras longínquas.

Viana, 03 de dezembro de 2019.

Irmã Maria Aparecida Santana de Souza, CFA

Vídeo

Encontro Vocacional na fraternidade da Missão Franciscana do Amparo – Angola

É uma Missão além fronteiras, eclesialmente nomeada de Missão Ad Gentes da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, fundada em Angola, ano de 2007, com objetivo de expandir o amparo de Deus aos mais necessitados. Tem como principal carisma a educação e encontra-se instalada no bairro Mussende, Distrito do Kikuxe, cidade de Viana, Província de Luanda. Desde 2010 organizou-se canonicamente uma fraternidade com três Irmãs e a partir desta época as mesmas começaram a administrar a Escola Primária São Francisco de Assis, Nº 5036 no bairro então referido, em parceria com a Administração Municipal. Atualmente atende-se 683 crianças e adolescentes devidamente matriculados, da iniciação à sexta classe, e outras adjacentes que frequentam pequenos projetos na mesma instituição de ensino.

Galeria de fotos

Festa de Nossa Senhora do Amparo

Momento de oração, alegria e benção de Deus em nossas vidas e na Missão Franciscana em Angola.

Galeria de fotos

Envio das Postulantes Angolanas

Realizamos no dia 18/11/2018, na Fraternidade das Irmãs, em Angola, a celebração de envio das Postulantes, com a presença dos seus familiares. É uma forma de colocar as famílias de nossas jovens participantes deste processo formativo. É importante que a família compreenda a importância desse momento da vida de suas filhas.

Continuemos unidas, em orações, pelo processo formativo de nossas Postulantes.

Nossa Senhora do Amparo as abençoe e guie seus passos e que elas sejam verdadeiras discípulas de Jesus Cristo, vivendo o Carisma Franciscano do Amparo.

Galeria de fotos

Missão Franciscana do Amparo em Angola

Atividades Missionárias

Biblioteca para os alunos

Exposição das atividades missionárias da Congregação na Sé Catedral de Viana, na celebração da Santa Missa.

Galeria de fotos

Missão Franciscana do Amparo

Durante os dias 11/05 a 01/06/2018, Irmã Edilene esteve visitando as Irmãs e Formandas da Missão Franciscana de Nossa Senhora do Amparo, em Angola.

Foram dias de muitas graças e bênçãos. A missão é grande, mas o Carisma do Amparo se faz necessário junto aquele povo tão querido e alegre, em especial as crianças.

Permaneçamos unidos em oração e em toda ajuda material para que as Irmãs possam levar a presença do Amparo de Deus a quem mais precisa.

Estão presente na missão no ano de 2018, Irmã Ângela, Irmã Aparecida, Irmã Lúcia Catarina e as Postulantes: Irene, Maria e Mariquinha.

O Senhor as abençoe sempre!!

Galeria de fotos

Encontro Vocacional

Aconteceu no dia 11/03, em nossa fraternidade de Mussende/Angola, o encontro vocacional com as jovens que são acompanhadas em seu discernimento vocacional.

Galeria de fotos

Missão Franciscanas do Amparo em Angola

“Ser Amparo de Deus no Mundo”