XXI CAPÍTULO GERAL

XXI Capítulo Geral

O XXI Capitulo Geral das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, teve inicio dia 13 de Setembro de 2020, e prosseguirá até dia 20.

Realiza-se no espaço da Sede Geral da Congregação, em Petrópolis – Rio de Janeiro.

Em sua palavra de abertura, a Ir. Silma, nos recordou que: “ Celebrar um Capítulo Geral é assumir o compromisso de estar na vida, com os olhos e o coração fixos em Jesus e acreditar que, o mesmo espírito que falou aos nossos Fundadores, fala a cada uma nós, nos desafia a assumirmos as diversas situações concretas que estamos vivendo no tempo atual”.

Mensagem da Madre Superiora Geral na abertura do Capítulo Geral

“O amor de Cristo nos impulsiona” (2cor 5,14)

XXI Capítulo Geral

Ó Deus de Caridade, continuai a ser o Mensageiro celeste1, diante do Amparo, obra divina2, para nós templo de graças, ao celebrar seus 150 anos, no XXI Capítulo Geral.

Iluminai Divino Espírito, a nossa Congregação e em especial, as Irmãs Capitulares em seu discernimento e dai-nos a unidade na busca do bem.

Como nosso Fundadores, queremos consagrar nossa vida à redenção da pobreza3, com a ternura de Maria, nossa carinhosa Mãe4, e a força de Cristo nosso senhor.

Amém!

1. Da oração rezada pelo Pe. Siqueira antes de suas peregrinações – 05/05/1875
2. Apelo ao Pais – 1877
3. Jornal “O Pais” – 1886 – O que é a obra do Pe. Siqueira
4. Mamãezinha – Devoção à Virgem Maria – 1893

Mensagem

XXI Capítulo Geral – 13 de setembro de 2020

XXI Capítulo Geral

Novo governo Geral da Congregação

Na ultima quinta-feira, dia 17 de setembro de 2020, o XXI Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo, elegeu a nova superiora Geral da Congregação e os novos membros do conselho Geral.

Foram eleitos para o Governo da Congregação para os próximos três anos, as seguintes Irmãs:

Superior Geral

Ir. Silma Maria de Araújo

Conselheiras

Ir. Helioni

Ir. Edilene

Ir. Maria Aparecida Santana

Ir. Sheila

Ir. Maria Cleidimária

Expressamos nossa profunda gratidão a equipe que encerra seu mandato, e asseguramos nossas orações ao novo Governo sob o olhar materno de Nossa Senhora do Amparo.

Galeria de fotos

Reflexão do Frei Moacir com o tema: Educação

Dentre muitos pontos destacou: Há uma opção muito clara na Fundação da Obra. Estamos falando de profecia. Temos aqui a profecia. Mas não é para depois, tem que ser agora. É exatamente isso que vemos na palavra do padre Siqueira, é uma profecia do presente.

FDeus não muda o mundo sozinho. A mudança precisa de pessoas que se comprometa com a causa. A obra não foi iniciativa do Pe. Siqueira, mas foi do Espírito que agiu sobre ele.

“Senão meninas exclusivamente pobres (…) elas são prioridades.”

Qual é a prioridade da educação: a religião, a fé.

Se você não trabalhar a capacidade de fé nas pessoas não adianta trabalhar a técnica. A prioridade no processo educativo é a fé. Precisamos ensinar a trabalhar, mas precisamos ensinar a acreditar.

Vamos ajudar as pessoas a serem protagonistas dos seus processos. Muitas pessoas não sabem trabalhar em equipe, não sabem ser solidarias.

Galeria de fotos

Encerramento do XXI Capítulo Geral

AMPARO: mística e profecia nos seus 150 anos.

“O amor de Cristo nos impulsiona” (2Cor 5, 14).

Deus nos ama, nos chama e nos envia para uma missão na Igreja. Há mais de 150 anos Ele chamou o Pe. Siqueira, e hoje, continua chamando cada uma de nós.

Durante os dias do Capítulo, tivemos a oportunidade de refazer nossos passos, ganhamos forças para continuarmos na caminhada. Percebemos que a mística nos leva a superar as dificuldades, a descobrir novos horizontes e deixar que o mistério de Deus ganhe espaço em nosso ser. Cristo nos insere no mistério de Deus e nos dá a oportunidade de sermos discípulas missionárias, na realidade onde estamos inseridas.

Nesse tempo especial que estamos vivendo e celebrando o nosso Capítulo, Deus nos convoca a voltarmos às nossas Fraternidades, e ali, junto ao povo de Deus, continuar a nossa história.

Com Espírito de fé, com amor e generosidade, vamos caminhar à luz da Palavra e com fé e esperança.

Ir. Silma Maria de Araújo

Superiora Geral

Galeria de fotos

Abertura do XXI Capítulo Geral

Bispo Dom Gregório – Diocese de Petrópolis/RJ