A FORMAÇÃO

A Formação consiste no empenho cotidiano de cada Irmã querer viver como Franciscana do Amparo, a vida de oração, de trabalho, simplicidade, fraternidade e serviço, fazendo crescer em si o ser Religiosa Franciscana.

A Congregação prioriza a Formação e proporciona todos os meios básicos e sólidos, para que haja fidelidade na busca constante do Encontro com o Senhor.

Neste empenho de identificar-se com Jesus Cristo, pobre, humilde, obediente e casto, a Irmã busca sempre a conversão, trabalhando as próprias fraquezas para manter acesa a chama da Vocação.

A Formação é trabalho sério, persistente e apaixonado de ir adquirindo o jeito de ser e de agir de Jesus Cristo, de Nossa Senhora do Amparo e dos Fundadores. É a persistência para permanecer e crescer no vigor originário do primeiro chamado. É formar o coração, colocar-se à disposição de Deus e na boa vontade de caminhar no processo de conversão e não sentir-se pronta. Formação é um trabalho de docilidade ao Espírito Santo, cultivo da vida com Deus, com os irmãos e consigo mesma.

ASPIRANTADO

Tempo da aspiração, do desejo, em que a jovem, tocada pelo chamado do Senhor e, cativada pelo Carisma Franciscano do Amparo, vem a nós, querendo viver a nossa vida e participar de nossa missão, ingressando em uma Fraternidade da Congregação, depois de ter feito um processo de acompanhamento e discernimento vocacional.

POSTULANTADO

O Postulantado é o tempo em que a jovem vai confirmando sua resposta ao chamado. Tempo de uma preparação mais intensa através de estudo, reflexão e oração, de clarear motivação principal de sua vocação. Vai conhecendo suas aptidões para fazer a opção de seguir o Senhor na Vida Religiosa, dizendo como São Francisco: “É isso que eu quero, é isso que procuro, é isso que desejo fazer de todo o coração” (Cel 22). O postulantado tem a duração de dois anos.

NOVICIADO

O noviciado é o tempo em que a noviça inicia sua Vida Religiosa na Congregação, participando da vida de uma fraternidade, é o tempo do encontro consigo mesmo, de silêncio, de recolhimento e contemplação. É um tempo especial de graça e cultivo da graça da vocação, no seguimento de Jesus Cristo, exercitando-se nas virtudes da pobreza, obediência e castidade, no modo de ser e de viver como Franciscana do Amparo. Tem a duração de dois anos.

JUNIORATO

Após o noviciado a jovem faz sua Primeira Profissão e integra-se em uma de nossas fraternidades, participando ativamente daquela obra missão. Continua seu processo formativo e sua tarefa principal é tornar visível o Amparo de Deus no mundo. O Juniorato compreende um período de seis anos.

FORMAÇÃO PERMANENTE

Depois dos votos perpétuos, nós Irmãs, buscamos cultivar todos os dias nossa vocação e nosso chamado à Vida Religiosa Franciscana do Amparo.

Nossa formação acontece no dia a dia da fraternidade, por meio da meditação da Palavra, do encontro com o Senhor na Eucaristia, na oração, no estudo e reflexão. No encontro com aqueles que precisam de nós, especialmente os mais esquecidos, abandonados e os que estão nas periferias existenciais.

A vida te chama. Para onde vais? Vinde e Vereis!!!

Entraremos em contato