CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

ANO 2019
ANO 2020
ANO 2021
ANO 2022
ANO 2023
ANO 2024

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).

CAPÍTULO DO TEXTO-BASE DA CF 2022 APROFUNDA A EXPRESSÃO “ESCUTAR”, TEMA DA MENSAGEM DO PAPA PARA O 56º DMCS

A palavra que abre o segundo ponto de reflexão do Texto-Base da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Educação”, é “Escutar”. No ponto 29 da publicação,  em seu quarto parágrafo, é possível ler:“(…) A escuta, na esteira da pedagogia de Jesus, não orienta os ouvidos somente para os sons que nos interessa. É uma escuta integral, com o ouvido e com coração”.

Na última segunda-feira, 24 de janeiro, dia da memória de São Francisco Sales, padroeiro dos comunicadores,  o Papa Francisco lançou a mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) de 2022,  a ser celebrado dia 29 de maio, cujo título é “Escutar com os ouvidos do coração”.

Para o secretário-executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e subsecretário-geral adjunto interino da entidade, padre Patriky Samuel Batista, a feliz coincidência entre os textos produzidos pela Igreja no Brasil e os escritos do magistério do Santo Padre revelam que a CNBB, em sua missão, está em profunda comunhão com o Papa Francisco.

A sintonia se manifestou também em outras coincidências, segundo conta o padre. “Em outubro de 2019 o Santo Padre recebeu das mãos do secretário-executivo de campanhas o Texto-Base da CF 2020. O texto bíblico que inspirou a Campanha foi a parábola do Bom Samaritano. Em outubro de 2020, na encíclica Fratelli Tutti, o Santo Padre apresenta o Bom Samaritano como inspiração para a Igreja a fim de reagir, como ele, a este mundo sombrio”, conta.

“Avançar para águas mais profundas”

Padre Patriky afirmou que caminhada pastoral e evangelizadora da Igreja no Brasil, em sintonia e confirmada pelo Papa Francisco, motiva a avançar para águas mais profundas a fim de que, atentos aos sinais do tempo e convictos de que “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (EG 176), levemos a alegria do Evangelho a serviço da vida, no cuidado e compromisso com os pobres e zelosos pela Casa Comum

Por outro lado, o padre reforça que a sintonia compromete mais ainda a Igreja no Brasil em sua ação evangelizadora:

“Recentemente um pronunciamento do Santo Padre nos remeteu ao Texto Base da CF 2022. Ouvir com o coração supõe compaixão, empatia, capacidade de escuta e disponibilidade para servir. Quem coloca o coração em escuta fala com sabedoria, ensina com amor e serve com alegria”, disse em referência à mensagem  do Papa para o 56ª DMCS.

Como conhecer o Texto-Base da CF 2022

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou, por meio da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Neste ano, a CF tem como lema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”,  (Pr 31,26). O início da CF se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “Ao longo da  caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

Saiba como encontrar e adquirir o Texto Base da CF 2022: www.edicoescnbb.com.br

Fundo Nacional de Solidariedade

A Campanha da Fraternidade é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária. Desde o ano de 1964, contribui para a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do projeto de Deus. Além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade em prol da transformação de situações injustas e não cristãs.

Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)

Visando tornar a coleta do Domingo de Ramos ou Coleta da Solidariedade, eficaz instrumento de solidariedade, em 1998, na 36° Assembleia Geral, a CNBB criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta), o FNS, fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o compromisso social, como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) (60% da coleta) permanecem na diocese de origem, os recursos são destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social.

Objetivo

Os Fundos de Solidariedade promovem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil, tem por objetivo promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social, ao atenderem projetos com dificuldade de obterem financiamento, não obstante os grandes benefícios que propiciam às populações carentes.

A metodologia adotada na concessão de recursos dos Fundos intenta o desenvolvimento local/comunitário, econômico e social, sobretudo das regiões mais necessitadas, mediante o fortalecimento das organizações comunitárias, de processos de formação cidadã e geradores de renda.

Processo de envio

A animação e gestão dos recursos do FNS que esteve a cargo da Caritas Nacional entre 1999 e 2014, agora, assumida pela CNBB, promotora da Campanha da Fraternidade e da Coleta da Solidariedade.

Os processos de recebimento, análise, deferimento e acompanhamento de todos os projetos, são de responsabilidade do departamento Social da CNBB, conjuntamente com o Conselho Gestor do FNS-CNBB.

Para envio de projetos a Instituição deve estar em conformidade com o Edital do Fundo Nacional de Solidariedade, publicado em fns.cnbb.org.br.

O cadastro do projeto será realizado por meio do sistema acessado em: fns.cnbb.org.br preencher por meio eletrônico todos os dados solicitados referentes ao projeto, e fazer o envio físico do projeto para: FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE – SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” 70.200-014. BRASÍLIA – DF.

Após o envio, os projetos serão analisados pelo Conselho Gestor do FNS- CNBB. A Instituição poderá acompanhar os status do trâmite do projeto no sistema.

Hino Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022)

Letra: Eurivaldo Ferreira

Música: Miguel Philippi Arranjos, instrumentação,

Regência: Miguel Philippi

Solistas: Cristian Gonçalves, Débora Regina Reis de Almeida

Bateria: Erik Lincoln Vinticingo

Coro: Coral Cantos da Ilha – Florianópolis

Sopranos: Ana Klara Ramos Exposto, Bernadete Elibio de Souza, Denecy Mortari, Denise Pinto Turnes, Elna de Oliveira Silva, Gabriela Amarilho, Irene Píres Barbosa, Isaete Maria Ricardo, Ivanilma Perpétuo Braga, Leda Juliana Dandrea Ramos, Lisete Schaefer Besen, Marciria Silva Burin, Maria da Gória Dandolini Pereira, Maria Enísia Santana Exposto, Maria Marculina Cordeiro, Maria Neuman Teles Lobo Tolomini, Maria Tessarolo Pacheco, Maristela Schneider Vettorazzi, Patrícia Maria Campos Ribeiro, Regina Célia Costa da Silva do Nascimento, Renata Rodrigues Pereira de Freitas, Renata Silveira Caldeira de Andrada Ferla, Rosana dos Santos Teodoro, Scheila Maidl dos Passos, Valquiria Maria da Rocha Azevedo.

Contraltos: Adriane Cristina de Andrade, Ailce Frelich, Ana Paula Beltrame, Andrea Carla Cardeal de Araújo, Andrelisa Maria Barbosa Ferreira,Claudete Fraga, Claudia Beatriz de Lima Ribeiro, Elisabete Sturmer, Genecy Botelho Martins, Heloisa Rocha de Araújo Barbosa, Kayalanne Aparecida Costa Bezerra do Nascimento, Lucila Buss Effting, Maria Bernadete Werlang Pagel, Maria das Graças Matos de Freitas, Maria Isabel Werner Moreira, Najla Elisângela dos Santos, Nezeli Firminia Pires, Ondina Martins Vaz Miranda, Rosely Helena Supriano, Tania Maria de Carvalho Parise, Terezinha Maria da Silveira Costa.

Tenores: Aurelio Ricardo, Ivo Tolomini, João delCanale, José de Lima dos Santos, Luís André Parise, Luís Eduardo Parise, Reginaldo Moacir Bento, Roberto Bertoglio, Rodrigo Charleaux do Nascimento, Roque Paulo Kreutz, Rubem Ernani Grotto, Tadeu Nobre Formiga, Tomazo Silva Burin, Wilson Tadeu Besen.

Baixos: Adari Vavassori, Antônio de Viveiros Liberal, Heitor Roberto Fontana, João Carlos da Silva Azevedo, Luiz Rosa dos Reis, Nelson Trombotto, Pedro Mateus Barbosa Ferreira, Pedro Paulo Ferreira, Valdir dos Santos.